top of page

14/06/2015

Estudo de Caso - Blog Trabalhismo em Debate explica porque o Brasil passa por uma grave crise de Legalidade

 

 

Seguindo a linha das publicações anteriores, onde tentamos compreender o judiciário Brasileiro, compartilhamos outro brilhante texto do Sr. Marcos Alencar publicado em seu Website www.trabalhismoemdebate.com.br intitulado "O BRASIL PASSA POR UMA GRAVE CRISE DE LEGALIDADE".

 

(Click Aqui e acesse direto no site)

 

Abaixo reproduzimos algumas passagens que se destacam no texto:

 

"""

A Constituição Federal de 1988 que ainda é considerada uma “Constituição Cidadã”, consagra no seu art. 5, II, o Princípio da Legalidade. Este é um dos mais belos Princípios basilares do Direito e de facílima compreensão. A legalidade que se refere à Constituição prevê que: “ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa, senão em virtude da Lei.” Isso quer dizer que sem previsão legal, não há como se obrigar quem quer que seja a praticar algum ato ou deixar de exercê-lo, salvo quando isso estiver previsto em algum artigo de Lei. A “Lei” aqui deve ser entendida com o sentido amplo, ou seja, qualquer regulamento deve ser entendido como norma jurídica a ser atendida. Este Princípio impede que a sociedade seja surpreendida com regras casuísticas, de momento.

 

Atualmente, o Brasil extrapola os limites da “legalidade” e pelo comportamento do Governo (leia-se os três poderes), há sinais de que estamos em plena evolução da doença (que prefiro denominar de doença) do “jeitinho brasileiro”. Essa mazela, que tem origem no malsinado hábito de se levar vantagem em tudo, se arraigou pelas entranhas da nação brasileira e contamina cada vez mais as nossas Instituições. O executivo não presta conta dos seus atos e nem das suas despesas, pois quando presta um novo escândalo e CPI se iniciam. O legislativo é um poder inerte, a beira de um colapso. A falência é múltipla, porque vota somente aquilo que dá votos e nada mais.

 

A contaminação das instituições com a doença do “jeitinho brasileiro” aliado à ideologia nas suas decisões é outro ponto de viola a legalidade e atinge de cheio a democracia brasileira. Confunde-se democracia com baderna e libertinagem, com assistencialismo.

 

A população acha que a classe política é a única vilã e culpada por tudo de errado que estamos vivendo e não percebe que o Poder Judiciário merece ser também acompanhado e cobrado para que cumpra com o seu papel de cumprir a Lei.

 

"""

 

Click Aqui e veja a reportagem direto no blog

http://www.trabalhismoemdebate.com.br/2014/06/o-brasil-passa-por-uma-grave-crise-de-legalidade/

 

Continuem seguindo nossa fanpage e Website:

https://www.facebook.com/concursoOGMORG

http://novaestivarg.wix.com/novaestivarg

bottom of page